Paróquia de Propriá

Igreja Matriz
Reconstrução iniciada em 1937
Conclusão e inauguração em
agosto de 1959
         Propriá começou com uma aldeia dos OBACATUARAS, índios tupis que habitavam as ilhas do rio São Francisco e eram chefiados pelo Cacique Pacatuba. Fundada pelos Jesuítas, ao despontar do séc. XVII, essa aldeia pouco depois foi deslocada para o ponto em que hoje se ergue a cidade.
         Já em 1646, Propriá era uma pequena povoação, conhecida pelo nome de Urubu de Baixo. Tanto se desenvolveu que, a 18 de outubro de 1718, D. Sebastião Monteiro da Vide, Arcebispo da Bahia, executando alvará de D. João V, Rei de Portugal, a erigiu em sede de freguesia com o nome de Santo Antônio do Urubu de Baixo. O mesmo alvará criara 19 outras freguesias, entre as quais uma que se chamava Santo Antônio do Urubu de Cima, a atual Paratinga, no sertão baiano.
          A 5 de setembro de 1801, foi elevada à categoria de Vila e, a 21 de fevereiro de 1866, à cidade. A 30 de abril de 1960, foi ele a sede de Diocese, dando-se a instalação canônica, a 16 de outubro do mesmo ano.
          A velha matriz se transformou em Catedral e, tendo como Titular Santo Antônio de Pádua, é a Igreja-Mãe de todas as paróquias do território da Diocese de Propriá.

BISPOS DA DIOCESE DE PROPRIÁ
Dom José Brandão de Castro
1º Bispo Diocesano de Propriá

Dom Lessa
2º Bispo da Diocese de Propriá

Dom Mário Rini Sivieri
3º Bispo da Diocese de Propriá