O Colégio Diocesano de Propriá em parceria com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Conselho Tutelar, Casa da Juventude de Propriá e o MChFM (Movimento Champagnat da Família Marista) promoveu a 1ª Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Com o tema "Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e Adolescentes no Município, Estado e no Distrito Federal", alunos, professores, coordenação e direção estiveram presentes dia 25 de outubro no auditório do Diocesano de Propriá.Vários foram os eixos norteadores deste evento:
1- Promoção dos Direitos da Criança e Adolescentes;
2- Proteção e Defesa dos Direitos;
3- Protagonismo e Participação da Criança e Adolescentes;
4- Controle Social e Efetivação dos Direitos;
5- Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos da Criança e Adolescentes.
Tivemos a presença dos representantes das entidades citadas como Wílson Kolming (CMDCA), Carmem (Conselho Tutelar) e o prof. Messias (MChFM). A abertura e a composição da mesa ficou por conta do prof. Antônio Gomes. Em seguida, representando a direção, o coordenador do matutino fez uso da palavra agradecendo a oportunidade do evento e ressaltando a importância do corpo discente para aproveitar o máximo a palestra, pois, "conhecendo pode-se argumentar e cobrar", afirmou Chárliton.
Alguns alunos brilhantaram na abertura com músicas, danças e encenações artísticas. A exemplo disto, o aluno Edson e a aluna Brenda do 7ª Ano "B" do fundamental. Confira nas imagens: