Breve Histórico


Breve Histórico do Colégio Diocesano de Propriá

          Instituição religiosa mantida pela Diocese de Propriá. Fundada em 21 de março de 1951 pelo Mons. José Curvelo Soares. Iniciou suas atividades educacionais nas dependências do INIC - Instituição de Igrejas Cristãs. O Diocesano passou para o seu atual prédio em 1954, construído em multirão sob a responsabilidade do Mons José Soares com a finalidade de atender aos jovens do sexo masculino de nossa cidade. A partir de 1970 foi instituído o segundo grau (curso científico) e o colégio passou a atender jovens de ambos os sexos. Por ocasião do Jubileu de Prata, o Bispo Dom Brandão de Castro compôs a letra e música do Hino Jubilar que emocionou alunos e ex-alunos, pois, lembra os momentos importantes desta instituição.Atualmente está sob a direção do Reverendíssimo Monsenhor Oldair Carvalho da Virgens oferecendo os seguintes niveis de ensino: Ensino Fundamental e o Ensino Médio na modalidade Normal. 

PRINCÍPIOS E OBJETIVOS

Fundamenta seus objetivos nos princípio da igualdade, universalização do saber, nos valores sociais, familiares e religiosos, a permanência e aprovação dos nossos alunos. É proposta do Diocesano oferecer uma educação de qualidade, proporcionando democraticamente um espaço cultural, esportivo e social focado no preparo do educando para o exercício de sua cidadania. 

METODOLOGIA

Fundamentada na prática aos princípios e valores difundidos por São Marcelino Champagnat, através da pedagogia da presença, da simplicidade, do espírito de família e do amor ao trabalho, da espiritualiadade e da educação integral.


HINO JUBILAR
Letra e Música de Dom José Brandão de Castro


Bem jovens inda somos mais queremos
Da vida do Brasil participar
Fazendo, pois, agora o que podemos
Nossas metas havemos de alcançar
Um Brasil soberano e independente
Aberto para toda a humanidade
Sem ódio, sem miséria em que a gente
Conviva na maior Fraternidade.

Estudemos, companheiros
Desta linda Propriá!
Construamos nossa história
Começando desde já.

O mérito que hora enaltecemos
Da vida deste nosso DIOCESANO
Conclama-nos a que jamais deixemos
De lutar por um mundo mais humano
Um mundo de verdade, paz e amor
Um mundo de real Fraternidade,
Conforme o que Jesus, o Salvador.


Estudemos, companheiros
Desta linda Propriá!
Construamos nossa história
Começando desde já.